terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Algumas metas para 2018



Todo começo de ano é a mesma coisa: bolamos diversas resoluções para o ano todo e, quando chegamos ao final, dificilmente cumprimos um item da lista. Eu já fiz isso incontáveis vezes, embora depois da facul de biblio eu tenha me tornado um nadinha mais regrada a respeito dos meus planos e metas. Então, para tornar público o meu compromisso (ou a minha incompetência), decidi listar algumas metas para este ano. Tentei mesclar pequenos e grandes passos, pois assim a probabilidade de cumpri-los é maior.


1. Ler mais
Desde pouco antes de 2015 meu ritmo de leitura foi diminuindo até eu chegar à vergonhosa marca de 9 livros lidos no ano passado. Não me entendam mal, acho esse número vergonhoso apenas porque eu era o tipo de pessoa que tinha como meta pessoal 24 livros por ano. Isso equivale a 2 por mês, ou seja, é um número razoável. Já cheguei à assustadora marca de 65 livros lidos no ano de 2013 (tenho um caderno no qual anoto minhas leituras). Não desejo tanto, pois não consigo lembrar das histórias depois. Espero chegar aos 24, pelo menos.

2. Escrever mais
Iniciar o blog, de certa forma, já é uma forma de começar a trabalhar nessa meta. Eu escrevo bastante. Tenho um caderninho no qual anoto pensamentos, pequenos fragmentos poéticos, frases que surgem, listas de coisas a fazer, entre muitas outras coisas. Já tive diversos blogs ao longo dessa vida, como o Never Ending Story e A Imitação da Rosa. No entanto, quero escrever mais. De modo geral, as coisas que eu escrevo costumam ter fôlego curto e, para mudar isso, preciso exercitar.

3. Aprender a me divertir sozinha
Essa eu já comecei a pôr em prática assim que o ano começou, mas quero amplia-la cada vez mais. Por quê? Porque eu nunca fui ensinada a curtir minha própria companhia. Desconfio que ninguém foi. Nossa felicidade sempre está atrelada a outra(s) pessoa(s). Como fica quando estamos sozinhos? Quero ser a minha melhor companhia, quero me bastar, para assim ser boa companhia para as outras pessoas também. Já fui ao cinema sozinha e adorei. Viajei sozinha e amei. Comer sozinha nunca foi um problema. Quero descobrir o que mais consigo fazer tendo somente eu mesma como companhia.

4. Ver meus amigos com mais frequência
Faço minhas as palavras da Sthéfani: sou uma pessoa com baixa frequência afetiva. O que isso significa? Usando de muita sinceridade, significa que eu não sei manter as pessoas que eu amo por perto. Eu não sei me manter por perto. A maioria dos meus amigos eu não vejo há anos. Anos! Detalhe? Continuo me importando com eles. Sinto saudade. Só que... quanto mais tempo passa, menos eu consigo ver um jeito de me aproximar. Sinto que eu mudei demais e a outra pessoa também. Sinto que quando eu mando mensagem estou apenas incomodando, sabe? Por essa razão, gostaria que nesse ano eu conseguisse manter um contato mais sólido com as pessoas.

5. Ser mais sincera
Uma coisa curiosa que anos de observação me mostraram foi que, na maior parte do tempo, as pessoas não são sinceras. Elas simplesmente não conseguem dizer que não gostaram de algo, que não tem interesse em determinado convite ou que certa demanda no trabalho/faculdade/casa/vida é simplesmente impossível de ser feita no prazo determinado. Esse verniz social é tão duro que choca quando alguém decide dizer o que verdadeiramente pensa ou sente. Quero ser diferente disso e, para começar, preciso ser mais franca comigo mesma.

6. Aprender algo completamente novo
Essa é uma meta abrangente, pois engloba mais de uma atividade que eu gostaria de fazer, mas que não faço por medo de tentar (e de falhar). Vale desenhar, pintar, começar um curso de dança ou de teatro, fazer exercícios físicos, aprender a tocar algum instrumento, costurar, entre mil e uma possibilidades.

7. Respeitar (mais) a mim mesma
Outra meta abrangente, porque respeitar a mim mesma é sempre desafiador e abarca diversas questões. Entre elas, posso destacar respeitar minha saúde física e emocional, respeitar minhas limitações (minha emetofobia com certeza está entre elas), respeitar meus sentimentos, minhas ideias, meus valores e, principalmente, respeitar quem eu sou.

Quais são as suas metas e planos para 2018? 


2 comentários:

  1. Eu precisaria tentar sintetizar em uma lista por falta de costume... =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, amor! É assim que se começa. Eu destrinchei mais por fins de explicação, pois se fizesse somente para mim seria em formato de lista mesmo.

      Excluir